Cuidados com a visão

A visão é um recurso muito importante no dia a dia de todos. Mas você sabe como cuidar dela? Neste post trazemos algumas dicas para você ter uma visão saudável e duradoura.

Evite coçar os olhos

Um hábito comum, mas que é muito prejudicial para a saúde de sua visão. Esfregar os olhos com frequência pode resultar em vários problemas oculares, como descolamento de retina. Pressão ao coçar pode provocar lesões, danificar a córnea e até doenças mais graves. Além disso, as mãos são meios para a transmissão de infecções e bactérias.

Use óculos de sol

Devemos usar óculos de sol tanto em dias ensolarados como nublados. É importante para proteger os nossos olhos de radiação solar, e assim evitar que se desenvolva doenças causadas por raios ultravioletas (UVA e UVB). Além disso, não é recomendável o uso de óculos de sol sem garantia e, muito menos, falsificados.

Não use colírios sem orientação médica

Colírios e lubrificantes são medicamentos, por isso devem ser usados apenas com indicação e orientação médica. Muitas pessoas acabam usando para aliviar algum desconforto, mas sem a recomendação de um especialista, poderá causar graves problemas para a saúde ocular.

Pisque com frequência

Às vezes estamos tão concentrados em alguma coisa, como mexendo no computador, que esquecemos de piscar com mais frequência. A prática de piscar mais vezes é muito importante para a lubrificação/hidratação da nossa córnea e, consequentemente, evita o ressecamento dos nossos olhos. Além disso, auxilia a relaxar os olhos e no combate da chamada síndrome da visão de computador.

Olhe para longe

Olhar para um ponto fixo bem longe durante alguns minutos ajuda no relaxamento da visão e a prevenir dores de cabeça. É bastante indicada para aquelas pessoas que trabalham na frente do computador por muito tempo. Esse exercício deve ser feito 1 vez a cada hora e consiste em parar, olhar para longe e focar um ponto específico distante, que se localize no mínimo a 40 m de distância.

Outras dicas

  • Não use óculos de grau de outra pessoa
  • Cuidado no manuseio de lentes de contato
  • Durma bem
  • Tenha uma boa alimentação
  • Consulte-se periodicamente com um oftalmologista

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Skip to content