Equipamentos de Gravação

Atualmente existem diferentes formas de realizar a gravação de áudio, em especial para trabalhos com voz. Neste post trazemos alguns equipamentos que você pode utilizar e adequação pra cada tipo de situação.

Microfone

O mais primordial e indispensável em gravações profissionais. Os tipos condensadores e dinâmicos são os mais utilizados em gravação de voz. Alguns podem necessitar de interface de áudio ou serem plugados diretamente ao computador (via conexão USB). Inúmeras opções existentes, com especificações variadas.

Gravador de Voz

Aparelho de gravação portátil e adequado para quem grava em diferentes ambientes. Possuem partes cambiáveis e configurações de gravação, sendo um dispositivo customizável. Opção, em geral, de menor custo que microfones profissionais e de qualidade suficiente para gravações de voz.

Smartphones

Opção de gravação mais acessível, portátil e de fácil uso. Diversos aplicativos gratuitos disponíveis nas lojas digitais. Não utilizado para trabalhos profissionais, porém pode ser solução para gravações curtas.

Notebooks

Possuem microfone incorporado que se localiza, geralmente, na parte inferior. Não apropriado para trabalhos profissionais, porém pode ser utilizado para gravações informais (entrevistas, podcasts).

Headsets

Opção de gravação leve e confortável (dependendo do modelo), permitindo um uso mais ergonômico. Apropriado para quem trabalha frequentemente com voz (atendentes, streamers). Não apropriado para gravações profissionais, porém pode ser utilizado para gravações informais (entrevistas, podcasts).

Observações

Não apenas os equipamentos determinam a qualidade final do áudio, outros fatores são:

  • A experiência vocal do narrador
  • O posicionamento do aparelho
  • O ambiente e sua acústica
  • A edição (mixagem, masterização)

Pesquise e escolha um dispositivo que se adequa ao seu tipo de trabalho e melhor lhe traz custo-benefício.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Skip to content